segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A diferença entre Líderes e Gerentes



Não se enganem - para maximizar a sua própria eficácia tem de ser capaz de funcionar tanto como um líder, quanto como um gerente.

O truque é saber exatamente quando entrar no modo de gestão e quando tornar-se líder. Uma vez eu li uma frase sobre a diferença entre um gerente e um líder que dizia:

"Um Gerente faz certo, a coisa”  e “um líder faz a coisa certa”.
  
Líderes são Inspiradores
Os verdadeiros líderes inspiram grandeza aos outros. A despeito de que possa parecer o contrário, ser um verdadeiro líder em tempos de sacrifício e de turbulência é ainda mais importante do que em tempos normais.

No entanto, é igualmente importante para um líder se adaptar ao papel de gestor, quando o sacrifício é necessário. Costumo falar sobre a compaixão como uma força e uma fraqueza quando falamos de  modelos de liderança. Conheci vários  gestores que se vangloriam por possuir funcionários antigos nas suas equipes, porém há alguns que ganham a simpatia, devido a sua compaixão. Certamente compaixão pelas pessoas é uma força, mas ela pode se tornar uma fraqueza se fica no caminho da responsabilidade e maximização da  eficácia da organização.

O Balanço da Compaixão e Desempenho
Então como é o efetivo equilíbrio entre o líder piedoso e o desempenho e responsabilidade? Um líder deve demonstrar a necessidade de maximizar o desempenho da equipe. Isso é comunicado mais por ação do que palavras. Tolerância para a falta de excelência de desempenho envia uma mensagem distinta. A mensagem errada.

Um líder deve dar o exemplo, enquanto um gerente utiliza a direção e a execução das políticas e procedimentos para realizar tarefas específicas. Claro, um gerente deve também ser capaz de dar exemplos.

Parece confuso? É  ... ... Há uma linha tênue entre a liderança e gestão. Uma linha que muitas vezes muda de acordo com a circunstância. Se você estiver trabalhando para maximizar o crescimento e a rentabilidade da sua organização, então significa que cada gestor deve se tornar um líder eficaz.

Um líder incentiva, lidera pelo exemplo, se preocupa com a equipe e dá um feedback regular. As pessoas precisam ser reconhecidas e elogiadas. Um líder influencia e inspira os outros a acreditar em si e seguir uma visão de futuro. 

A comunicação é essencial. Saber quando ir para o modo de gestão e tornar-se menos um líder servidor também é necessário. Este modo deve ser a exceção, mas ela existe, mesmo para os maiores líderes e é necessário. Na verdade, o verdadeiro teste de um líder eficaz é saber quando entrar no modo gerente. Comunicação eficaz pode agitar as emoções e as emoções podem se tornar um poderoso motivador.

Confiança, autoestima, ou Ego?
Todos nós temos egos, mas os líderes eficazes controlam seus próprios egos e entendem como utilizar a sua compreensão sobre pessoas para inspirar o máximo desempenho. Eles são confiantes e têm elevada autoestima sem demonstrar arrogância. Liderança não pode ser movida pelo ego, mas pelo bom comando dos líderes.

Eles não são apenas de compaixão. São apaixonados pelo sucesso do grupo e fazem todos os esforços para ser o treinador e o mentor da equipe. No entanto, um líder não pode se dar ao luxo de perder muito tempo nas minúcias da equipe. Na verdade, uma equipe entrosada resolverá  muitos de seus próprios problemas, sozinha. Isso acontece quando as pessoas certas estão no time.

Líderes lideram pelo exemplo, delegam e dão poder às pessoas. Eles também parecem ter um sentido apurado sobre como selecionar e desenvolve-las. Que em si é uma diferença fundamental em transcender de ser apenas um gerente para se tornar um líder eficaz.

Então, qual é a diferença?
Na realidade se você está atuando para obter resultados através das pessoas, ser  apenas um gerente pode não ser  suficiente. Efetivamente, gerenciar requer liderança. Pessoalmente, eu acredito que para ser realmente eficaz, não há diferença. Um líder eficaz deve ser um bom gestor e um gerente eficaz deve ser um bom líder.  

Os resultados falam por si, no longo prazo ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário