sábado, 16 de abril de 2011

Diversidade nas Organizações

Nos últimos tempos temos sido informados pelos meios de comunicação sobre várias situações de intolerância a diversidade no mundo.  Como nosso foco esta nas organizações, gostaria de trazer este tema para nossa reflexão.


Observamos que as empresas tentam fazer de seus quadros de funcionários um espelho para os consumidores, modificando sua estratégia de recrutamento ao selecionar indivíduos de experiências, valores e idéias diversas. O que vemos porém é que nem todas as empresas estão preparadas para isto. 

Quando convivemos com outras pessoas, percebemos diversidade - de cor de pele, formas de corpo, idade, orientação sexual, personalidade, estilo profissional, valores, padrões de pensamento, etc. No ambiente de trabalho, todos, desde a alta administração até os operários, tem um papel importante na criação de uma organização receptiva à diversidade. Isto exige constante comunicação, negociação, flexibilidade, disponibilidade para mudar e acima de tudo humildade.

O maior desafio das políticas de diversidade nas organizações está na sua maior riqueza: a aceitação do conflito produtivo, ou seja, é preciso ter vontade, paciência para conviver com diferentes pontos de vista, estilos e conhecimentos.

Não basta que as empresas busquem a diversidade sem dar poder a ela, respeitando-a, incentivando-a e exercitando-a. É preciso que o produto da diversificação seja direcionado aos objetivos e à visão da empresa, para então alcançar as competências necessárias ao novo padrão do mercado. Mas, o quanto estamos dispostos a fazer pelas mudanças de gestão e cultura? 




Visite meu blog e deixe seus comentários:
http://genteetudo.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário