domingo, 12 de junho de 2011

RH, O Guardião da Ética Corporativa


Sempre que aparece um escândalo, onde evidentemente fica caracterizado a falta de ética  organizacional, acionistas e demais stakeholders lamentam e dizem: Onde estava o RH?

O RH não conseguiu impedir grandes fraudes financeiras vistas pelo mundo    afora, porém quando estes escândalos foram se desdobrando e finalmente levaram a demissão de importantes CEOs,  percebemos que  não havia realmente nestas empresas um papel estratégico de RH na definição de canais que pudessem impedir a falta de conduta ética. Agora, depois de grandes prejuízos financeiros e principalmente de imagem, vemos CEOs construindo uma sólida função de RH e podendo proclamar: "Nunca mais"

É papel do CEO e de todos os profissionais de RH, gerar confiança e garantir que cada empregado encontre os canais formais para denunciar possíveis irregularidades  na organização. E nós construímos esses canais.

RH não pode fazer o trabalho sozinho, é claro. Em última instância, a melhor coisa que podemos fazer é ajudar a construir uma cultura e definir  processos que permitam  a cada indivíduo  garantir  que a organização está fazendo a coisa certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário