domingo, 3 de julho de 2011

O que os CEOs Esperam de RH?

Nos últimos meses tive a oportunidade de conversar com vários executivos, buscando identificar seus principais desafios de negócio e a contribuição que eles vêm recebendo de RH, para alcançar seus resultados. A grande maioria afirma que o RH tem se mostrado um grande parceiro nas atividades ligadas as pessoas, porém ainda necessita desenvolver-se nas competências relacionadas aos negócios.

Um estudo realizado no final de 2010, pela Associação dos Profissionais de RH do Canadá e pela Knightsbridge, através de entrevistas individuais com  CEOs de grandes e médias empresas, de diferentes setores, reforça esta tese. O resultado oferece uma visão e direção para os executivos de todas as áreas da organização, mas especialmente aos altos executivos de RH e seus CEOs.

Este estudo mostrou que a maioria dos CEOs percebem que o RH está fazendo contribuições excepcionais em áreas estratégicas, incluindo a gestão de talentos, a sucessão planejamento, engajamento, recrutamento e retenção. Eles acreditam que o  RH tem feito um bom trabalho como  seus parceiros, durante estes dois últimos anos difíceis.

Os CEOs continuam vendo seus executivos de RH, como consultores para os desafios futuros, incluindo a gestão das diferentes gerações, gerenciamento de mudanças contínuas e comunicação na era da mídia social. Eles esperam fortemente que seus executivos de RH, possam casar sua habilidade técnica e de pessoas com uma compreensão muito mais profunda das questões reais de negócios. Como afirmou um CEO, “se RH quer ser mais valioso para o negócio, Ele precisa mapear a estratégia de RH da organização conectando, estratégia de negócios, projetos e as pessoas. Se não, qual é o plano”?

PRINCIPAIS EXPECTATIVAS

CRIAR UMA MARCA
Encontrar e manter talentos continuam a ser uma área de grande necessidade. CEOs afirmam que o  RH deve  assumir o papel vital de conectar a cultura da organização com os seus objetivos, bem como definir e comunicar o que faz com que suas organizações sejam ótimos lugares para se trabalhar.

QUATRO GERAÇÕES NO MESMO LOCAL DE TRABALHO
Quase todos os CEOs querem que o  RH ajude a prever e gerir os impactos  das quatro gerações no local de trabalho, especialmente em termos de recrutamento, formação de equipes, lidar com a mudança e motivar os funcionários. CEOs reconhecem que as gerações não falam a mesma língua ou usam as mesmas ferramentas para fazer o seu trabalho. Eles estão esperando que seus executivos de RH,  possam ajudar suas organizações a compreender melhor e gerenciar essas diferenças.

COMUNICAÇÃO COM OS FUNCIONÁRIOS
Os CEOs mencionaram frequentemente, o papel significativo de RH na gestão da comunicação com os empregados durante os downsizings que ocorreram recentemente em muitas de suas organizações. Um CEO chegou a admitir que o seu líder de RH era um “tradutor e intérprete, das suas comunicações obtusas”. Muitos CEOs esperam que o RH seja o próprio comunicador do empregado e garanta que média gerência, em especial, tenha as ferramentas e informações que precisam para se comunicar e liderar seus funcionários.

MÍDIA SOCIAL
Uma tendência muito forte e frequentemente expressa espontaneamente por CEOs foi a expectativa de que RH tenha uma sólida compreensão sobre como usar as mídias sociais para se comunicar com os funcionários e recrutar.

ANÁLISE DE TENDÊNCIAS  E PREVISÃO
É esperado que o RH possa prever as tendências sociais e de pessoas, que terão impacto no negócio. "Seja como Wayne Gretzky ", disse um CEO. "Saber onde o disco vai  e me ajudar a chegar lá antes disso."

Criticamente, no entanto, os CEOs não querem que os executivos de RH sejam seguidores cegos, mas sim mais experientes intérpretes das tendências, com a capacidade de separar negócios relevantes  das tendências da moda. Eles querem o RH  para traduzir as tendências em oportunidades valiosas para a empresa, preparando a força de trabalho, como um CEO disse, "para dirigir o negócio de maneira mais produtiva."  Outro CEO disse, "o executivo de RH precisa ser alguém que tem um desejo inacreditável de levar o negócio adiante, sempre pensando no que vem pela frente. "

GESTÃO DA MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Os CEOs querem executivos de RH com uma caixa de ferramentas práticas de gestão de mudança, uma mentalidade consultiva, e uma forte compreensão de como a compensação e o gerenciamento de desempenho podem ser usados para apoiar a mudança.

PERGUNTAS CHAVES PARA OS GESTORES DE RH
As observações dos CEOs  entrevistados devem levar os executivos de RH a refletir sobre sua própria liderança.

Se você é um executivo sênior de RH com esperança de ter maior influência e impacto em sua organização, comece a perguntar à si mesmo:

Quantas vezes você se coloca na linha de frente do seu negócio antes de decidir?
·        É hora de assumir um papel de linha para ganhar mais experiência no negócio?
·        Você conhece o caminho que leva ao  P&L do seu negócio?
·        Os seus colegas lhe pedem apoio e conselhos?
·        Você tem as habilidades e recursos que precisa para ajudar a sua organização a mudar, crescer e prosperar?
·        Como você manter o controle de tendências sociais e mudanças legislativas? 
·       Como você comunica estas tendências para os seus colegas e CEO e ganha o apoio deles para implantar as ações necessárias?
·         Você sabe o que seu CEO e seu negócio exigem de você?  Como você está agindo para atender a estas necessidades?

CONCLUSÃO
Para os CEOs, executivos de RH, mais do que outros altos executivos, devem ter a capacidade de construir a confiança, comunicar e colaborar com os outros, com níveis excepcionais de diplomacia e discrição. Estes atributos devem coexistir, porém, com um profundo entendimento do negócio, incluindo um aperto muito forte das operações da empresa e realidades financeiras, incluindo a seus algoritmos e P&L.

Os CEOs esperam que seus executivos de RH apliquem seus conhecimentos profissionais com foco em questões e tendências que são importantes para o negócio. Se há uma área em que os CEOs querem do RH um melhor desempenho, e acreditam que se pode fazer  as coisas de forma diferente, é que seus executivos saibam onde estão os desafios reais do negócio e apliquem seus conhecimentos para gerenciar e resolvê-los de maneira proativa.

Como um CEO declarou: "Se você não tiver um time de RH que entenda do negócio, é hora de reformulá-lo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário