quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Engajamento é o Novo Desafio na Gestão de Pessoas

Na minha trajetória profissional, vi o negócio de grandes empresas sucumbir por falta de engajamento do seus empregados. É a famosa síndrome do:  "faço somente o que está sob a minha responsabilidade".
Veja alguns fatores que  influenciam na falta de engajamento:
•    qualidade da liderança
•    motivos de ordem pessoal (inclusive de saúde)
•    tipo de trabalho (monótono, repetitivo, sem autonomia)
•    descompasso entre expectativas pessoais e o que a empresa oferece
•    ineficiência dos canais internos de comunicação
•    evolução tecnológica não acompanhada pelos empregados
•    falta de compreensão sobre os valores, objetivos e metas da organização
•    distanciamento entre líderes e liderados
•    escassez de oportunidades para o desenvolvimento da carreira
•    cultura da empresa, que impede o reconhecimento de talentos
O que a empresa pode fazer para obter o engajamento da equipe:
•    Capacitar seus gestores em gerenciamento de pessoas
•    Rever os processos de comunicações
•    Obter gerenciamento de desempenho
•    Manter mecanismos de desenvolvimento
•    Orientar recompensa e reconhecimento
•    Criar suporte para as boas ideias
•    Rever fluxos e tarefas
O que cabe essencialmente ao RH:
•    Desenvolver na equipe o senso de pertencimento
•    Aproximar-se das expectativas dos colaboradores
•    Construir relacionamentos com os chefes e colegas
•    Oportunizar a valorização da pessoa
•    Proporcionar o envolvimento nas tarefas
•    Demonstrar confiança e reciprocidade
•    Demonstrar adequação e justiça
Quais são os aliados do processo de  mudança:
COMUNICAÇÃO (promover encontros, estimular blogs, pesquisas e troca de opiniões)
VALORIZAÇÃO (compensar, reconhecer, premiar)
CULTURA (políticas de RH e qualidade de vida no trabalho)
EQUIPES (trabalho,  vida social e comunitária)
LIDERANÇA (empoderamento, treinamento, orientação e aconselhamento)
O novo dicionário do ENGAJAMENTO faz um up grade nos conceitos tradicionais de gestão:
ENDOBRANDING: mais do que endomarketing (que é difundir a empresa para seu público interno), o endobranding “contamina” os funcionários com a visão da empresa, sua missão e valores, mantendo o time trabalhando em sintonia.
FEEDFORWARD: ao contrário do feedback (que envolve a discussão de erros, problemas e falhas do passado), o feedforward se baseia em soluções e alternativas voltadas para o sucesso.
WIKINOMICS: inspirada nos “wikis” (softwares ou páginas que podem ser editados por qualquer usuário), a palavra descreve um novo modo de organização da produção, marcado pela abertura, transparência e colaboração entre pares, para uma ação global.
HEARTSTORMING: ao contrário do brainstorming (tempestade de ideias/cérebro), o heartstorming situa-se fora da mente e dentro das emoções (coração), permitindo sentimentos, a busca pelo prazeroso e pelo desenvolvimento.
EMPOWERMENT: o poder do empregado, processo pelo qual os gerentes delegam e ajudam os profissionais a adquirirem e a usarem o poder em suas decisões.
WELNESS: promover o bem estar através da forte integração dos estados físico, mental, emocional e espiritual (dimensões social, emocional, espiritual, intelectual, cultural, ambiental, ocupacional e física).

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