domingo, 8 de maio de 2011

Mudança: Você Está Preparado?


Mudar não é uma opção para as empresas e profissionais da atualidade, é uma necessidade. Mudar internamente para se adaptar às mudanças externas, mudar para sobreviver, mudar para se destacar. A empresa e o profissional moderno, no entanto, se antecipam às mudanças, isso se chama visão, capacidade de enxergar no horizonte, cenários, ameaças e oportunidades e antecipar-se. É necessário observar o que acontece ao redor, analisar os fatores externos, antever o futuro e se preparar para as possíveis mudanças antes mesmo que elas aconteçam. As empresas e as pessoas que querem sobreviver nesta nova era, devem ter visão de futuro e preparar-se hoje para o que poderá acontecer amanhã.
Estão surgindo novas profissões, novas funções e carreiras. Novas práticas e formas de gestão, novas tecnologias, novos processos administrativos e novas exigências do mercado. Mesmo o que é antigo está se modernizando, ganhando uma nova "roupagem". Muitos cargos são extintos, outros surgem, novas competências precisam ser aprendidas, outras desaprendidas. O profissional da atualidade deve ser flexível, ágil, criativo e pensar estrategicamente. Estas mesmas características podem ser atribuídas também às empresas.
Mudar é muitas vezes doloroso, perigoso e arriscado. Mudança envolve ação e gera reação. Surgem conflitos e resistências. Geralmente empresas que estão inseridas em culturas mais conservadoras e tradicionais são muito resistentes às mudanças. Ninguém gosta de perder o status, de sair da zona de conforto e de se confrontar com o desconhecido, é da natureza humana.
Contudo, mudar, nos dias de hoje, é imprescindível, fundamental, um requisito para a própria sobrevivência.  Você esta preparado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário